quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Revista IZUNOME - Agosto de 2010

Revista IZUNOME - Agosto de 2010



Artigos:

Pág. 04 - Editorial - As várias faces da verdadeira saúde.
Pág. 05 - Ensinamento do mês - Fé é confiança.
Pág. 06 - Culto Mensal de Agradecimento - Três pontos fundamentais para se tornar um homem paradisíaco.
Pág. 10 - Experiência na prática da fé:
                Família feliz e saudável é construída com base na Agricultura Natural.
Pág. 12 - Fundação Mokiti Okada - Faculdade Messiânica organiza 1º Seminário Nacional sobre Espiritualidade no Século XXI.
Pág. 16 - Korin - Korin participa da segunda edição do "Sukiyaki do Bem".
Pág. 18 - Estilo de vida - Atividade física: como manter-se sempre motivado.

Dica:  Se a revista aparecer travada, clique com o botão da direita sobre ela e selecione a opção "Mostrar tudo".

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Localização do Johrei Center Cachambi

Localização do Johrei Center Cachambi


Exibir mapa ampliado

Localização da Sede Regional - Rua Itabaiana, 74 - Grajaú



Exibir mapa ampliado

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Revista IZUNOME - Julho de 2010

Revista IZUNOME - Julho de 2010


Artigos:

Pág. 04 - Editorial - Felicidade é encontrar-se com Meishu-Sama e o Johrei.
Pág. 05 - Ensinamento do mês - Sermão, Johrei e Felicidade.
Pág. 06 - Culto Mensal de Agradecimento - Felicidade é encontrar-se com Meishu-Sama e o Johrei.
Pág. 08 - Experiências na prática da fé:
                Depois de 18 anos, saí sozinha de casa! Que milagre de Meishu-Sama!
                Práticas simples de altruísmo resultaram em uma grande mudança dentro de mim.
Pág. 12 - Fundação Mokiti Okada - A Arte do Cinema.
Pág. 14 - Fundação Mokiti Okada - Projeto Planeta Azul expande atividades em escolas do Brasil.
Pág. 18 - Korin - Karateca do JC Méier (RJ) é patrocinada pela Korin.

Dica:  Se a revista aparecer travada, clique com o botão da direita sobre ela e selecione a opção "Mostrar tudo".

O PARAÍSO É O MUNDO DO BELO

ENSINAMENTOS DE MEISHU-SAMA

O PARAÍSO É O MUNDO DO BELO

Os fiéis da nossa Igreja estão bem cientes de que o objetivo de Deus é a construção do mundo ideal, de perfeita Verdade, Bem e Belo. Sendo assim, o objetivo de Satanás, Seu antagonista, é obviamente a Falsidade, o Mal e a Fealdade. Falsidade e Mal não necessitam de explicações; portanto, falarei a respeito da Fealdade.

Neste mundo, existem coisas erradas. Há casos, por exemplo, em que a Fealdade se associa à Verdade e ao Bem. Ao ver tais fatos, muitas vezes as pessoas fazem deles alvo de admiração e respeito. Em termos mais claros, desde tempos remotos, não são poucas as pessoas que, comendo e vestindo-se precariamente, morando em cabanas, enfim, vivendo uma vida miserável, realizam práticas virtuosas para o bem do próximo e da sociedade. Realmente, se suas condições de vida fossem desfavoráveis, isso seria inevitável para elas poderem sobreviver, mas algumas, mesmo tendo condições para viverem de modo diferente, escolhem espontaneamente tal forma de vida, o que acredito não ser desejável. Entre elas, encontram-se muitos religiosos que escolhem uma vida de abstinência como meio de aprimoramento, achando ser um meio excelente. Quem vê isso, considera-os pessoas sublimes. Mas, para falar a verdade, esse pensamento não é correto, pois se negligencia um fator importantíssimo, que é o Belo; ou seja, temos Verdade, Bem e Fealdade. Neste sentido, desde que não ultrapassem as condições adequadas a cada indivíduo, as vestes, a alimentação e a moradia do homem devem ser utilizadas da maneira mais bela possível, porque isso está de acordo com a Vontade Divina. Além do mais, o Belo não é simplesmente uma satisfação individual, mas também o que causa uma sensação agradável aos outros; assim, podemos dizer que é uma espécie de boa ação. Na verdade, quanto mais alto grau de civilização a sociedade alcançar, tudo deverá se tornar mais belo. Pensem bem. Na vida dos selvagens não existe quase nenhuma beleza. Por isso, também podemos dizer que o progresso da civilização é, em parte, o progresso do Belo.

Naturalmente a nível individual, os homens também devem procurar manter uma beleza adequada, para causar boa impressão às demais pessoas; sobretudo as mulheres, devem procurar mostrar-se ainda mais belas. Talvez não seja da minha conta falar-lhes semelhantes coisas, mas é a pura verdade: dentro de casa, deve-se sempre ter o cuidado de não deixar teias de aranha no teto, de conservar o assoalho tão limpo que não haja nem um cisco, de arrumar logo os objetos desagradáveis à vista e deixar os utensílios bem organizados. Assim, tanto os moradores da casa como as visitas sentir-se-ão bem, o sentimento de respeito nascerá naturalmente, e o conceito do chefe da casa também se elevará. Devemos, ainda, cuidar do aspecto externo das residências. Mas não é preciso gastar dinheiro para isso; se procurarmos conservar nossa casa sempre limpa e em bom estado exteriormente, não só causaremos uma boa impressão às pessoas que passam pela sua frente, como também contribuiremos para influenciar positivamente o plano de turismo nacional. A esse respeito, existe um comentário sobre a Suíça, o qual, em parte, talvez se justifique pelo tamanho do país. De qualquer forma, dizem que, lá, tanto as ruas como as praças públicas são sempre conservadas limpas e por isso a sensação que se tem é realmente a melhor possível. Este é um dos motivos pelos quais o país recebe tantos turistas; portanto, poderíamos tê-lo como exemplo a ser imitado.

As razões expostas mostram que nós, japoneses, também precisamos cultivar o senso do Belo. Através disso, exerceremos boa influência sobre os indivíduos e, em grande escala, muito mais do que pensamos, sobre a sociedade e a nação. E mais ainda; através desse ambiente belo, os sentimentos dos cidadãos também se tornarão belos, e os crimes e os acontecimentos desagradáveis diminuirão, o que, conseqüentemente, se tornará um dos fatores determinantes do Paraíso Terrestre.

Finalizando, escreverei a meu respeito. Desde jovem eu gostava de tudo que dissesse respeito ao Belo. Embora fosse muito pobre, cultivava flores em espaços vazios e, quando dispunha de tempo, pintava quadros. Sempre que me era possível, visitava museus e exposições. Na primavera, apreciava as flores, e no outono, o bordo. Agora, pela graça de Deus, minha vida se tornou mais afortunada, e, além de apreciar o Belo como desejo, isso constitui uma ajuda para a realização das atividades da Obra Divina. Entretanto, para terceiros, que desconhecem esse fato, minha vida parece exageradamente luxuosa, o que é inevitável. Desde tempos antigos, como sempre digo, os fundadores de religiões faziam a divulgação das doutrinas levando uma vida paupérrima e realizando penitências. Comparando-me com eles, talvez todos achem minhas atitudes um tanto estranhas, pela grande diferença observada. Na verdade, aqueles religiosos estavam na Era da Noite, e até mesmo a Religião era divulgada por meios infernais. Chegou, porém, a Época de Transição e, atual¬mente, quando o mundo está para se tornar Dia, a salvação é efetuada num estado paradisíaco, de modo que é necessário refletir profundamente sobre esse ponto.

11 de julho de 1951.

Créditos: Site Oficial - http://www.messianica.org.br/doutrina/ensinamentos/05/belo.pdf

O QUE É A IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL

ENSINAMENTOS DE MEISHU-SAMA

O QUE É A IGREJA MESSIÂNICA MUNDIAL

A Igreja Messiânica Mundial tem por finalidade construir o Paraíso Terrestre, criando e difundindo uma civilização religiosa que se desenvolva lado a lado com o progresso material.

Não há dúvida de que “Paraíso Terrestre” é uma expressão que se refere ao mundo ideal, onde não existe doença, pobreza nem conflito. O “Mundo de Miroku”, anunciado por Buda, a chegada do “Reino dos Céus”, profetizada por Cristo, a “Agricultura Justa”, proclamada por Nitiren, e o “Pavilhão da Doçura”, idealizado pela Igreja Tenrikyo, têm o mesmo significado. A diferença é que não se fez indicação de tempo. Mas eu cheguei à conclusão de que o momento se aproxima. E o que significa isto? É a hora da “Destruição da Lei”, prevista por Buda, e do “Fim do Mundo” ou “Juízo Final”, profetizado por Cristo.

Seria uma felicidade se o Paraíso Terrestre pudesse ser estabelecido sem que isso afetasse o homem. Antes, porém, é indispensável destruir o velho mundo a que pertencemos. Para a construção do novo edifício, faz-se necessária a demolição do prédio velho e a limpeza do terreno. Deus poupará o que for aproveitável – e a seleção será feita por Ele. Eis a razão pela qual é importante que o homem se torne útil para o mundo vindouro.

Ultrapassar a grande fase de transição significa ser aprovado no exame divino, e a Fé é o único caminho para obtermos aprovação. As qualificações para ultrapassar essa fase são as seguintes:

a) tornar-se um homem verdadeiramente sadio, e não apenas na aparência;
b) um homem que se libertou do sofrimento da pobreza;
c) um homem que ama a paz e detesta o conflito.

Deus resguardará aqueles que tiverem essas três grandes qualificações e deles se utilizará, como entes preciosos, no mundo que vai surgir. Certamente não há discordância entre os desígnios de Deus e os ideais do ser humano. Portanto, haverá um caminho que permita estabelecer as condições requeridas. Mas como poderemos obtê-las?

Nossa Igreja tem por objetivo orientar as pessoas e transmi¬tir-lhes a Graça Divina, possibilitando-lhes criar tais condições.

25 de janeiro de 1949.

Créditos: Site Oficial - http://www.messianica.org.br/doutrina.htm

Tanabata Matsuri

Fotos da cerimônia realizada em 19/07/2010

Parte 1


Parte 2


Parte 3

Inauguração do Johrei Center Cachambi

NOTÍCIA REDIGIDA PELO MINISTRO, EM ABRIL DE 1975, SOBRE A ENTRONIZAÇÃO DA IMAGEM DA LUZ DIVINA NA CASA DE DIFUSÃO MÉIER.


Mais uma Casa de Reunião acaba de surgir no Rio de Janeiro – a Casa de Reunião do Méier.



No dia 19 de abril, a Imagem da Luz de Deus foi Entronizada naquela Casa, que fica localizada num dos mais populosos e importantes bairros do Rio de Janeiro.

Muitos bairros, igualmente importantes, estão ligados àquela Casa, que fica situada na Rua Coração de Maria Nº 322. Em torno de 500 membros residem nos bairros Méier, Cachambi, Del Castillo, Maria da Graça, Engenho de Dentro, Piedade e outros situados na órbita da Casa de Reunião do Méier.

Os membros que residem nestes bairros não encontram dificuldade no sentido de sua locomoção para o Servir, pois são muitas as linhas de ônibus à sua disposição.

A Permissão de Deus para o alcance da graça de ter a Imagem da Luz Divina Entronizada numa Casa de Reunião, era essência nas preces de cada membro, junto ao Altar da Igreja na Rua Itabaiana.

Não é difícil de entender este sentimento dos membros do Rio de Janeiro, pois foi no bairro do Méier, nove anos atrás, que se formou o primeiro embrião de Assistência Religiosa naquela cidade. Dois membros, em sua casa e fora de sua casa, começaram a dar assistência a muita gente, mediante a ministração de JOHREI, de conversas sobre os Ensinamentos e de Orientação, dentro daquilo que iam aprendendo através das aulas ou de comunicação com o Reverendo.

Muitas pessoas, de muitos bairros, através dessa embrionária Assistência Religiosa, diretamente ligada ao Reverendo e ao Ministro, ingressaram na Religião e se firmaram na Fé.

É fácil de entender, portanto, por que todos se alegraram e ficaram muito felizes quando tiveram a notícia de que iria surgir uma Casa de Reunião numa das mais tradicionais ruas do bairro Méier.

A Entronização da Imagem da Luz Divina foi marcada para as 18 horas e 30 minutos do dia 19 de abril. Às 17 horas, mais ninguém tinha condições de ir além do portão da Casa de Reunião, cujo terreno de 730 metros quadrados já não comportava mais pessoa alguma.

Muitas mesinhas foram estrategicamente alinhadas visando a facilitar a assinatura dos membros em listas de presença. Uma hora antes do Culto de Entronização da Imagem da Luz Divina, mais ninguém teve condições, rigorosamente, de se aproximar das mesas, isto é, ninguém mais pôde consignar sua presença. Ainda assim, 1250 pessoas conseguiram deixar a sua lembrança de seus nomes.

O número de pessoas que entraram ou ficaram na rua foi estimado em 3000.

Após o Culto, o Reverendo Noryo Shirasawa, muito emocionado, agradeceu aos membros e aos freqüentadores a Dedicação, mediante a qual foi possível ganhar a permissão de Deus para ali Entronizar a Imagem de Sua Luz. Finalizando, o Reverendo Noryo alertou a todos sobre a responsabilidade de cada um, a partir daquele importante momento.

O Ministro Assistente, Francisco Armond, igualmente muito emocionado, ressaltou o fato de ser o Culto de Entronização realizado na data prevista, o produto da prática da Fé. Nos momentos mais difíceis, todos se voltavam para Deus e confiavam em Deus. E davam o máximo de sua Inteligência, de sua Vontade e do seu Servir para merecerem a confiança de Deus.

A representante dos membros, Assistente de Ministro Arlette Marques Quintanilha, com lágrimas nos olhos e nervoso na voz, transformou suas bonitas palavras numa grandiosa Prece de Agradecimento a Deus.

O Ministro Ernani Garrão, Ministro Assistente da Casa de Reunião Guadalupe e representante de todos os membros do Rio de Janeiro, felicitou os membros da Casa de Reunião em nome dos demais membros e lembrou a missão de cada um em face do Programa Divino.


A ALEGRIA NO SERVIR TRANSFORMA UM VELHO E INACABADO CASARÃO NUMA ALEGRE CASA DE REUNIÃO.

As obras de preparação da velha e inacabada casa da Rua Coração de Maria foram iniciadas em 12 de março do corrente ano. Johrei, Reuniões e Aulas, já vinham sendo ali praticadas, com uma faixa de freqüência raramente inferior a 300 pessoas. Até a véspera da data de inauguração, 1800 pessoas de primeira vez (pessoas que receberam orientação) ali compareceram.

O anúncio de que o Culto de Entronização teria 38 dias a partir de 12 de março, fez algumas pessoas se remexerem em suas cadeiras, tão grande era o volume de trabalho a realizar para tornar a casa digna de receber a Imagem da Luz de Deus.

Bem depressa, porém, a Fé, o Empenho e o Amor da grande massa dos membros contagiaram o pequeno número de descrentes. Todos, de uma forma ou de outra, se empenharam alegre e vigorosamente no Servir.

Senhoras empurraram, horas a fio, carrinhos de pedra, de areia e de terra para o preparo da argamassa. Outras, empunharam talhadeiras para desentalhar velhos tacos. Algumas trabalharam na parede em construção, onde seria edificado o Altar, mediante a raspagem e o alisamento da massa.

Pouco antes do anúncio do começo das obras, um livro foi deixado à disposição dos membros que no mesmo quisessem manifestar o seu sentimento em relação à Entronização da Imagem da Luz de Deus em mais uma Casa de Reunião.

Á força de pensar numa frase para expressar seu sentimento, as pessoas foram “Entronizando” a Imagem da Luz Divina em seus corações e nas suas mentes.

Um membro que ainda não dominava o alfabeto, pediu a outro membro que escrevesse por ele o sentimento que havia formado:


"UM CAMINHO PARA A RENOVAÇÃO"

A juventude filiada à Casa de Reunião também deu a sua participação. Após várias reuniões com Assistentes de Bairro e de Ministro, o elemento jovem pensou em manifestar o Sentimento de Gratidão mediante a formação de um grupo de quase 80 jovens, trajados uniformemente com simplicidade e beleza, para receberem a Sagrada Imagem, em humilde postura de reverência e agradecimento, numa ala formada desde a calçada até a porta da Sala do Altar.

O Coral da Igreja da Rua Itabaiana compareceu em bloco e as preces em forma de música que foram por ele entoadas vibraram fundo em todos os corações.



"A OBRA DIVINA É IMUTÁVEL"

Mesmo que alguns procurem retardar ou paralisar a Obra Divina, não o conseguirão. A Obra Divina tem programação e, dentro dela, DEUS a impulsiona.